top of page

9° Atividade - Aula 10: Mapa isométrico

  • Foto do escritor: Antonio Lucas
    Antonio Lucas
  • 22 de abr. de 2019
  • 1 min de leitura

Para assa atividade, temos que explicar a condição de adjacência de um mapa isométrico, com base no desenvolvimento de uma aplicação que emprega dois tiles à sua escolha. Para melhor exemplificar, vou utilizar seis tiles.

Para poder fazer a adjacência, precisamos primeiro verifica o tamanho dos tiles. Como visto na imagem ao lado, o plano superior do tile tem 64 x 36, assim, sabemos a distância que deve haver de tile para o outro.


Agora para o código, criei uma matriz com números de 0 a 5, onde casa um representa um tile diferente. Para ler a matriz, utilizei um for dentro de outro for, assim sendo possível varrer toda a matriz. Já para posicionar os tiles nos locais certos, cheguei a formula 192 - 32*i + 32*j para o eixo X, onde 192 é apenas para o tiles começarem na posição central da tela e o restante, é para que a cada ciclo do for, a posição de x mude. O motivo de usar 32 é porque esse é a medida de metade do diâmetro do tile. Já no eixo Y, utilizei 18*i + 18*j a intenção é a mesma do eixo X, mudar a posição de y a cada ciclo do for. O motivo para usar 18, é porque essa é a medida de metade da altura do tile. Com o modo de posicionar os tiles no espaçamento correto, o ultimo passo é fazer um switch, para poder posicionar o tile certo.

Como resultado final, temos a imagem ao lado. Os tiles podem ser alterados apenas modificando a matriz no início do código.


 
 
 

Comments


© 2019 Mami

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page